PROTEÇÃO RADIOLÓGICA,
MANUSEIO SEGURO
DE FONTES RADIOATIVAS
e EQUIPAMENTOS
GERADORES DE RADIAÇÃO

fale com nossos consultores

LEVANTAMENTO
RADIOMÉTRICO

Serviço de levantamento dos níveis de radiação/taxa de dose equivalente em medidores nucleares para verificação de conformidade baseados nos limites estipulados na Norma CNEN-NN-3.01 - Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica.

Para a realização do Levantamento Radiométrico são utilizados medidores de radiação compatíveis com a radiação (beta, gama, nêutrons ou raios x) devidamente calibrados em institutos credenciados.

fale com nossos consultores

ensaio de fuga

Realização do ensaio de fuga nas fontes radioativas para verificação do estado de conservação do seu encapsulamento. O ensaio realizado é do tipo “teste de esfregaço” (wipe test), com laudo técnico emitido por laboratório credenciado pela CNEN.

fale com nossos consultores

PLANO DE
RADIOPROTEÇÃO

Elaboração e implementação do Plano de Radioproteção customizado de acordo com as necessidades da sua instalação. Este plano é o documento que descreve as práticas administrativas, operacionais e os procedimentos de segurança para o correto e seguro manuseio de equipamentos com fonte radioativa incorporada ou emissores de Raios X.

* As instalações da prática de Medidores Nucleares do Grupo 3B e 3C deverão revisar seus respectivos Planos de Radioproteção, incluindo:
plano de proteção física, plano de gerência de rejeitos e plano de transporte de materiais radioativos.

fale com nossos consultores

ISENÇÃO
DE REQUISITOS

Após a revisão da Norma CNEN-NN-3.01 – Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica, ocorrida em 2005, os critérios para Isenção de Requisitos de Proteção Radiológica foram alterados. Isso possibilitou a obtenção da isenção para as instalações usuárias de espectrômetros ou difratômetros de Raios X e inspetores de bagagens.

fale com nossos consultores

auditoria

A auditoria é realizada por meio da visita técnica do Supervisor de Radioproteção à instalação. Nestas visitas, são avaliados os controles desenvolvidos e a adequação do Serviço de Radioproteção às novas diretrizes, incluindo: avaliação do Plano de Radioproteção, inspeção das fontes radioativas, checagem dos arquivos e registros, vistoria dos medidores de radiação, análise dos procedimentos operacionais, avaliação do Serviço de Dosimetria individual, vistoria do local de armazenamento, entre outros. Durante a visita do Supervisor de Radioproteção poderão ser realizados outros serviços, conforme a necessidade:

  • Levantamento Radiométrico
  • Ensaio de Fuga nas Fontes Radioativas
  • Curso Básico de Radioproteção

fale com nossos consultores

ATUAMOS NAS MAIORES EMPRESAS E INDÚSTRIAS DO PAÍS

Poderia falar da didática, da organização, do talento, da atenção e cuidado em cada detalhe no curso, mas vou preferir falar sobre o que acredito: Acredito que o segredo do sucesso está guardado numa equação envolvendo fatores simples: Dedicação, Competência e Talento. Não à toa, estes são marca registrada desta equipe. Acredito que destaca-se a dedicação, pois sem ela a competência e o talento dificilmente alcança resultados coletivos tão expressivos - como são os índices de aprovação nos processos de certificação (que falam por si!). Acredito ainda que alguns podem até iniciar o curso com a ideia (errada) de serem meros alunos, clientes - logo ficará claro que trata-se de algo muito além da preparação para uma prova, com naturalidade e espontaneidade, trata-se de uma grande parceria!

Claudionor

O curso é bem completo, professores com uma boa didática e experiência profissional. Vastos materiais de estudo e simulados que te preparam a ficar mais familiarizado com o exame.

Fabrício Pin

O curso com a Jabarra foi imprescindível para a realização da prova fechada e aberta da CNEN. O professor ensina detalhadamente todos os conteúdos exigidos, mostra exemplos e tira as dúvidas dos alunos. Sem esses ensinamentos eu não teria a disciplina e conteúdos necessários para passar no exame. Na área prática ainda utilizo as apostilas fornecidas pela Jabarra, continuo precisando lembrar das dicas que o professor Cleber deu em sala de aula e as vezes, quando preciso, tiro dúvidas com a equipe Jabarra por telefone. Nesse curso não ganhei apenas professores e sim colegas de trabalho enquanto estiver na área da radioproteção. Obrigada equipe Jabarra!

Luiza Andrade